ENXAQUECA – QUAIS SÃO OS GATILHOS DA ENXAQUECA?
- Ariely Teotonio Borges
- 12 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
A enxaqueca pode ser desencadeada por muitos fatores diferentes. Se você puder evitar alguns desses, poderá diminuir suas chances de ter crises de enxaqueca. Chamamos essas fatores de GATILHOS da Enxaqueca.

Os Gatilhos mais comuns de enxaqueca incluem:
Alterações hormonais (ciclo menstruação)
Pular refeições/ jejum
Mudanças no clima
Estresse e outras alterações emocionais
Dormir muito ou pouco
Fatores ambientais como: cheiros fortes, barulhos e luzes intensas
Beber álcool
Comer certos alimentos
Fumar ou estar perto de fumaça
Todos esses fatores são apenas alguns exemplos dos possíveis gatilhos de crise para quem sofre de enxaqueca. Quanto mais consciente sobre os seus gatilhos, melhor será o seu gerenciamento a exposição.
Como identificar os Gatilhos?
Uma sugestão é a utilização de um diário, no qual você irá anotar tudo o que estava fazendo antes e quando a crise começou. O que você comeu? Como foi seu sono? Você bebeu quantos litros de água nesse dia? Esteve em um ambiente muito frio ou muito quente? Como está seu humor? Quais medicamentos usou?
É sempre bom lembrar que algo pode desencadear enxaqueca em você e não desencadear no seu amigo. Cada pessoa tem gatilhos distintos. Para definir algo como um gatilho, você deve perceber essa correlação entre o fator e início de crise várias vezes, só uma ou duas vezes não é o suficiente.
CUIDADO com a “CAÇA aos Gatilhos”
Muitas pessoas que têm enxaqueca frequentemente tentam se prevenir de potenciais gatilhos. Por isso, permanecem eternamente vigilantes, de olho no que poderia ter desencadeado a última crise. Isso pode gerar confusão e a pessoa acaba definindo algo como gatilho, sendo que não tem relação alguma. Além de gerar muita ansiedade e estresse.
Sendo assim, recomendo que, ao invés de você colocar suas energias em definir dezenas de gatilhos, você foque em realizar um tratamento preventivo para sua Enxaqueca. Isso porque os gatilhos NÃO são a CAUSA da sua enxaqueca. Então não é definindo gatilho que você conseguirá tratar sua enxaqueca.
Ao seguir um tratamento preventivo definido com seu neurologista, você consegue viver sua rotina com mais tranquilidade, sem ter que ficar medindo e anotando cada passo que você dá no dia.
CONCLUSÃO: Quanto melhor for o tratamento preventivo, menos os gatilhos terão efeito sobre você e mais qualidade de vida você terá!
Quer saber mais sobre tratamento preventivo?
Comments