Melhor remédio para prevenir enxaqueca. Medicamentos preventivos (profiláticos) para enxaqueca são tomados para evitar as crises de enxaqueca ou pelo menos diminuir a frequência das crises e a intensidade da dor. Se você tem pelo menos quatro crises de enxaqueca por mês, converse com seu neurologista sobre a opção de iniciar um tratamento preventivo.
Objetivos do tratamento preventivo
Reduzir a frequência, gravidade e duração do ataque;
Melhorar a capacidade de resposta ao tratamento de ataques agudos;
Melhorar a função e reduzir a incapacidade;
Prevenir a progressão ou transformação de enxaqueca episódica em enxaqueca crônica.
Opções de Tratamento Preventivo
Dentre os medicamentos listados, muitos foram desenvolvidos para o tratamento de outras enfermidades, no entanto, várias pesquisas e a realização de muitos estudos demonstraram sua eficiência na prevenção da enxaqueca. Por isso, não se assuste ao ver na lista medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos.

Principais tratamentos:
Alteração do estilo de vida (alimentação, sono, atividade física...)
Bloqueadores da angiotensina II;
Anticonvulsivantes;
Betabloqueadores;
Bloqueadores dos canais de cálcio;
Antidepressivos tricíclicos;
Anticorpos monoclonais;
Toxina Botulínica;
Bloqueio do nervo occipital maior.
Lembre-se que o tratamento preventivo tem o intuito de evitar que a crise começe. Não se destinam ao uso para sintomas de uma crise, quando a crise já começou. Para isso são usados os tratamentos da fase aguda.
A definição de qual o melhor tratamento preventivo para o paciente depende de vários fatores, por isso não é possível definir qual o melhor tratamento para você sem uma longa e detalhada consulta neurológica.
Sendo assim, se você tem dúvidas sobre o tratamento preventivo ou quer avaliar a possibilidade de iniciar o seu tratamento, fale com seu neurologista sobre o assunto. Reforço sempre com meus pacientes que conviver com dores de cabeça não é normal e não deve ser aceitável. Procure ajuda!
Sou Dra. Ariely Teotonio Borges, médica neurologista e trabalho juntamente com cada um dos meus pacientes, com estratégias que os ajudem a melhorar sua rotina de vida e minimizar sua necessidade de medicamentos.
Referências bibliográficas:
Komentar